terça-feira, 5 de julho de 2011

Oração de Nossa Senhora Aparecida



Festa: 12 de Outubro. Comemora-se todo dia 12.
Sempre que você se encontrar diante de uma difícil situação, onde suas forças e seus conhecimentos não são capazes de resolver, não caia em pânico. Peça ajuda à Nossa Senhora Aparecida.


Ó Incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos Pecadores, Refúgio e Consolação dos Aflitos, livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Santíssimo Filho, meu Redentor e Querido Jesus Cristo. Virgem bendita dê proteção a mim e a minha família das doenças, da fome, assalto, raios e outros perigos que possam nos atingir. Soberana Senhora dirige-nos em todos os negócios Espirituais e Temporais. Livrai-nos das tentações do demônio para que trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos de vossa puríssima Virgindade e o preciosíssimo sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar, e gozar da eterna glória, por todos os séculos. Amém!

Oração da Campanha da Fraternidade 2011


Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.

Fonte: Divulgação Site da CNBB

sábado, 2 de julho de 2011

Comunidade Madre Tereza de Calcutá

Nossa Paróquia de N. Sra. Aparecida vem, há alguns anos, realizando um bonito e importante trabalho de evangelização com as famílias no Condomínio Residencial Parque Imperial. As missas mensais estão sendo celebradas com a participação de 100 pessoas aproximadamente, temos também os encontros mensais de aprofundamento bíblico-espiritual, o terço semanal, fizemos um retiro espiritual muito rico de bênçãos com 50 pessoas, em Vargem Grande Paulista, visitamos este ano a casa das irmãs de Madre Tereza de Calcutá, experiência que nos fortaleceu pois  fomos inflamadas pelas palavras  sabias daquelas irmãs. Um momento forte neste ano está sendo a catequese, atualmente estamos com duas turmas num total de 25 crianças. Além disso, anualmente, nos comprometemos em ajudar a Paróquia a realizar a Festa Junina, nas quadras do nosso Condomínio, evento grande que se está tornando cada vez mais uma ocasião para colaboração recíproca, inclusive de pessoas pertencentes a outras paróquias e até mesmo de outras denominações cristãs, essas últimas dando um toque ecumênico à experiência.
Desde o ano passado, após uma eleição feita pelos próprios moradores, essa comunidade passou a se chamar Tereza de Calcutá, em homenagem à nossa querida religiosa, Prêmio Nobel da Paz, beata atualmente em fase de canonização na Igreja.
Enfim, está sendo um trabalho muito importante pois está dando resultado em nossas  famílias e no dia a dia do próprio condomínio.


Grupo de Jovens

O Grupo de Jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi formado há 2 anos. 
Têm a idade de 13- 17 anos.
O objetivo é realizar encontros todos os domingos após a missa das 10h.
São abordados diversos temas ligados à Igreja, sociedade, comportamentos, histórias de vida, relações familiares e sociais e etc, sempre com evidência em nosso amor à Deus. São encontros focados na atualidade, desenvolvidos de diversas formas, com dinâmicas, filmes, músicas, leituras, debates... os jovens visitam asilos, orfanatos e fazem também  passeios com relação aos temas ou para lazer. Uma vez por ano é feito um grande retiro espiritual, com muitas atividades.
Todos os jovens que quiserem participar serão bem recebidos e acolhidos alegremente!!!
Para participar é só dar o nome na secretaria que um dos coordenadores entram em contato.

GAMJ


O GAMJ (Galera dos Amigos Mensageiros de Jesus), é um grupo de perseverança, voltado para adolescentes que já fizeram a primeira eucaristia, mas não está na hora de fazer o crisma. Nossos encontros são aos domingos após a missa das 10:00hs com duração de aprox. 1:30hs.
É trabalhado o que aprenderam na catequese e preparados para o crisma, mas de um jeito mais divertido e diferente da catequese.
Temos também palestras de orientação profissional, para eles terem uma noção do futuro, passeios (sempre com cultura, diversão e religioso).As incrições pode ser feitas com a Andréa, aos domingos na missa das 10:00hs, ou dar o nome e telefone para a Rossana - secretaria. Precisa ter espirito de comunidade, alegria e acima de tudo amor em DEUS.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pastoral da Acolhida


O maior objetivo da nossa Pastoral da Acolhida, além de acolher nossos irmãos na porta da igreja, é preparar materiais e lembranças para as ocasiões especiais.
Faz todos os preparativos para fazer com que nossos irmãos se sintam bem dentro de nossa Paróquia.
Para fazer parte desta Pastoral basta falar com a Isabel Malagutte - isabelmalagutte@yahoo.com.

Catequese de Crisma


Podemos chamar esta de Catequese de Crisma. Essa é a última etapa da catequese (Batismo, Pré-Catequese, Catequese 1ª e 2ª etapas, GAMJ e Crisma), onde os crismandos são preparados para receberem o sacramento da confirmação, ou seja, eles tomam a decisão por si mesmos de fazerem parte da vida em Cristo, e confirmam tudo aquilo que foi firmado no batismo por seus pais e padrinhos, porém agora a decisão é única e pessoal desses adolescentes.
E além da catequese propriamente dita com os ensinamentos litúrgicos, o mais importante é a integração desses jovens com a comunidade. É um espaço para conhecerem pessoas que tem os mesmos objetivos que eles e se integrarem cada vez mais na comunidade cristã.
Os encontros são sempre aos domingos após a missa das 10hrs.
Podem participar do grupo, adolescentes com mais de 14 anos e as inscrições são feitas na secretaria da paróquia, preenchendo a ficha abaixo:
Um ponto interessante de ressaltar é que podem participar jovens mesmo sem o batismo ou a primeira eucaristia.


Pastoral da Família

O grupo faz um Encontro Mensal para as Famílias, onde procura-se temas para integração da família na comunidade e Paróquia, colocando a disposição muitas vezes depoimentos de convidados que normalmente vem de outras Paróquias ou casais com experiências diversas mais que formam uma família que vive a Palavra de Deus com seus fundamentos, tornando um encontro para evangelização, comemorando até o aniversário de casamento do mês que se faz o encontro, tornando se momentos de partilha e confraternização.

A Pastoral promove também um Encontro Mensal do Família Viva, que é voltado para evangelização, onde nos reunimos com famílias para discutirmos temas mais variados, juntando o rezar, é um encontro de aprendizado.

Todos os eventos a serem realizados são divulgados através de convites nas missas, secretaria e email, são entregues convites pessoalmente etc...

Quanto ao material dos encontros, estão todos comigo, pois formato todo o encontro, ficando em meus arquivos.

A pastoral sempre ajuda no que for preciso.

 O trabalho de uma Pastoral Famíliar é feito juntamente com outras Pastorais, trabalham lado a lado, isto estamos colocando em todas nossas ações para que o trabalho voluntário seja visto como um ato de amor solidário.  Assim existindo a liberdade do ser e agir, juntamente partindo do Evangelho.